Habemus Cioran — Neste ano de 2019 completam-se 70 anos da publicação do Précis de décomposition, primeiro livro escrito em francês pelo filósofo romeno Emil (E. M.) Cioran – e o primeiro de uma série que o tornaria conhecido como um dos mais importantes escritores de língua francesa do século XX.
Ao mesmo tempo, celebram-se os 30 anos da primeira (e primorosa) tradução do livro em língua portuguesa: “Breviário de decomposição” (Rio de Janeiro, Rocco, 1989), pelas mãos do filósofo, professor da PUC-RJ e amigo de Cioran, José Thomaz Brum (convidado de honra deste evento).
Cioran é um pensador representativo das vertigens e perplexidades do mundo contemporâneo, marcado pelos horrores recentes de duas guerras mundiais, revoluções e ditaduras, genocídios, desastres ambientais e de outras naturezas. Aclamado por muitos e odiado por outros, o Breviário é um livro filosófico e poético, de uma singularidade radical no contexto histórico em que se insere; um conjunto de “exercícios negativos” que representa um confronto e um “ajuste de contas” consigo mesmo (sua identidade, seu passado romeno) e com o mundo, simbolizando também uma pequena morte e o renascimento em outra língua.
Professor convidado:
José Thomaz Brum (PUC-RJ)
Professores da casa:
Flamarion C. Ramos
Paulo J. de Lima Piva
Chamada p/ comunicações:
Enviar resumos p/ portalemcioranbr@gmail.com
Prazo: 10/11/2019
Divulgação programação completa: 13/11/2019
Local: UFABC. Alameda da Universidade, S/N (campus São Bernardo do Campo).
Data: 27/11/2019
Horário: 10h às 19h
Cartaz/divulgação (Pdf)):
Republicou isso em Leitvras, Escritvras & Poïeticas do Frgmentoe comentado:
Neste ano de 2019 completam-se 70 anos da publicação do Précis de décomposition, primeiro livro escrito em francês pelo filósofo romeno Emil (E. M.) Cioran – e o primeiro de uma série que o tornaria conhecido como um dos mais importantes escritores de língua francesa do século XX. Cioran é um pensador representativo das vertigens e perplexidades do mundo contemporâneo, marcado pelos horrores recentes de duas guerras mundiais, revoluções e ditaduras, genocídios, desastres ambientais e de outras naturezas. Aclamado por muitos e odiado por outros, o Breviário é um livro filosófico e poético, de uma singularidade radical no contexto histórico em que se insere; um conjunto de “exercícios negativos” que representa um confronto e um “ajuste de contas” consigo mesmo (sua identidade, seu passado romeno) e com o mundo, simbolizando também uma pequena morte e o renascimento em outra língua.
Professor convidado:
José Thomaz Brum (PUC-RJ)
Professores da casa:
Flamarion C. Ramos
Paulo J. de Lima Piva
Chamada p/ comunicações:
Enviar resumos p/ portalemcioranbr@gmail.com (até 02/11/2019)
Local: UFABC. Alameda da Universidade, S/N (campus São Bernardo do Campo).
Data: 27/11/2019
Horário: 10h às 19h
CurtirCurtir
[…] Portal E.M.Cioran, 10 de outubro de […]
CurtirCurtir
[…] via Jornada acadêmica UFABC: 70 anos do Précis de Décomposition — Portal E.M. CIORAN 🇧🇷 […]
CurtirCurtir