“O comércio dos místicos” (E.M. Cioran)

Video-leitura experimental de um importante ensaio, visualmente ilustrado e comentado com imagens e cenas de filmes diversos: “O comércio dos místicos” é um texto-chave, parte integrante de um livro não menos importante, apesar de não tão lido e conhecido como o Breviário de Decomposição (1949): A Tentação de Existir (1957), o terceiro livro de Cioran como écrivain de langue française.

Como observa Philippe Tiffreau, “Cioran é anarquista nas bordas, niilista no meio e místico no centro”, e o autor romeno mesmo nos dá elementos de sobra para considerar o místico a dimensão (interior) quintessencial do ser e do ser humano, para além da platitude existencial, desse “irreparavelmente já visto e já sabido desde sempre” (Breviário). Apesar de restringir-se neste ensaio – por uma necessidade de ajuste de contas no interior do Ocidente niilista, ateísta e decadente – à mística cristã, o tema em si permite extrapolar o contexto ocidental em direção à universalidade da mística antropologicamente considerada: ao Oriente, que é místico, e não racionalista, por excelência.

“O que não pode traduzir-se em termos de mística não merece ser vivido”, lemos em Écartèlement (1979) e, também em A Tentação de Existir, esta passagem reveladora, índice de um pensamento tão paradoxal quanto irredutível à banalidade do “irreparavelmente já visto desde sempre”:

Recomendei-lhe a dignidade do ceticismo e eis-me aqui às voltas com o Absoluto. Técnica da contradição? Lembre-se antes do que dizia Flaubert: ‘Sou um místico e não acredito em nada.’ Vejo nessas palavras a divisa do nosso tempo, de um tempo infinitamente intenso, e sem substância. Existe uma volúpia que é realmente nossa: a do conflito enquanto tal. Espíritos convulsivos, fanáticos do improvável, despedaçados entre o dogma e a aporia, estamos tão prontos a saltar para Deus por raiva como cientes de que nele não poderíamos sequer vegetar.” (Carta a propósito de certos impasses)

Publicidade

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s