“GHOSTEEN, de Nick Cave: repetição, redenção, palingênese musical”

“O amor da recordação é o único feliz”, escreve Kierkegaard em A Repetição (1843), acrescentando: “Nisso tem também inteira razão, se nos recordarmos de que primeiro faz um homem infeliz. O amor da repetição é na verdade o único feliz. Tal como o da recordação, não tem a inquietação da esperança, não tem a alarmante aventura da descoberta, mas também não tem a melancolia da recordação, tem sim a ditosa certeza do instante.”

O amor da recordação, e da repetição pela recordação, é o equivalente kierkegaardiano – menos duro, menos violento, sem nenhum afã trágico – do Amor Fati e do Eterno Retorno nietzschianos. Ele proporciona, como recompensa de uma resignação infinita, a convicção íntima, apaixonada e absurda, do caráter não definitivo de toda “perda”.

“O ideal é poder repetir-se… como Bach”, escreveu Cioran. E Nick Cave? Em 2019, ele lançou seu último álbum: Ghosteen, obra-prima musical, criação paradoxal, enraizada no luto da perda recente de um de seus filhos, e paradigmática no sentido de tornar impossível toda distinção ou oposição entre alegria e tristeza, pesar e leveza, desespero e euforia, queda e apoteose. Um disco triste? Alegre? As duas coisas ao mesmo tempo?

O fato é que seu lançamento e minha fruição musical coincidiram com um período crítico de minha vida, por diversas razões, culminando na perda de uma grande amiga: M. Liliana Herrera (1960-2019). Pela repetição obsessiva de sua auscultação, afundei um pouco mais para então me reerguer, podendo reconciliar-me comigo mesmo e com a vida. Ghosteen é capaz de operar prodígios! Palingênese musical: luto criativo e/é luta pela vida, criação e/é recriação de si pela morte (só por hoje)… “One more time with feeling”, canta Nick Cave. O segredo está na repetição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s