Cioran segundo Sergio Givone (26/06/1995)

Sergio Givone (1944-) é um dos mais importantes filósofos italianos do século XX, em plena atividade. Foi aluno de Luigi Pareyson. Em 2016, veio ao Brasil dar uma conferência na PUC-SP sobre um de seus temas privilegiados: “Filosofia e narratividade”. Sua obra filosófica se concentra em temas contemporâneos como existencialismo, niilismo, pessimismo, ateísmo e pensamento trágico. Entre seus livros, destacamos Ermeneutica e Romanticismo (1983), Dostoevskij e la Filosofia (1984), Disincanto del Mondo e Pensiero Tragico (1988), Storia del nulla (1995) e Metafisica della peste. Colpa e destino (2012).

Neste trecho de uma entrevista radiofônica realizada em 1995, no mesmo ano do falecimento de Cioran, Givone fala sobre o ensaísta romeno à luz do existencialismo europeu, notadamente o francês. Apesar de ele se equivocar, por falta de um conhecimento mais aprofundado, como se Cioran devesse algo a a Sartre e Camus (sem questionar sua importância e grandeza), vale destacar a intuição de Givone, a propósito de Cioran, de que “o conhecimento parte não do Ser, mas da existência, não do Universal, mas do particular, inclusive do corpo, do corpo que sofre, do corpo que é o único órgão de conhecimento possível.”

Nella trasmissione in onda il 26/06/1995 il filosofo Sergio Givone conversa con il professore Giorgio Patrizi sul pensiero e l’opera del filosofo, saggista e aforista rumeno Emil Cioran. Sergio Givone (Buronzo, 11 giugno 1944) è un filosofo italiano. Tra le sue opere più conosciute: “Storia del nulla”, 1995; “Prima lezione di estetica”, 2003; “Il bibliotecario di Leibniz. Filosofia e romanzo”, 2008.

RAI Teche – L’archivo della RAI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s