110 anos do nascimento (08/04/1911): tertúlia com Leobardo Villegas sobre gnosticismo, ceticismo, mística e ateísmo em Cioran

“Todos os niilistas se debateram com Deus. Uma prova a mais de sua proximidade com o nada. Após ter demolido tudo, só te resta agora esgotar essa última reserva do nada.”

“A paixão do absoluto em uma alma cética! Um sábio enxertado em um leproso!”

Lacrimi şi sfinţi

Em 08 de abril de 2021, completam-se 110 anos do nascimento de Emil Cioran (1911-1995). Por ocasião deste natalício mais do que centenário, temos a honra de receber o professor Leobardo Villegas, membro do programa de doutorado em Filosofia e História das Ideias da Universidad Autónoma de Zacatecas, no México. É a primeira atividade do Portal E.M. Cioran Brasil no YT em 2021 e, além disso, a primeira tertúlia ao vivo do canal. Uma conversa informal, aberta a perguntas do público, sobre um conjunto de temas sensíveis que se entrelaçam no pensamento de Cioran: gnosticismo, ateísmo, mística e ceticismo, e toda a problemática que deles se desdobra.

Leobardo Villegas Mariscal é doutor em Filosofia pela Universidad de Zaragoza, Espanha, e doutor em História da América Latina pela Universidad Pablo de Olavide, em Sevilla, também na Espanha. Membro do Sistema Nacional Mexicano de Investigadores (SNI) e do Cuerpo Académico UAZ-232 Filosofía y Antropología. É autor de diversos livros nos âmbitos da Filosofia e da Antropologia, entre eles El pensamiento fragmentado y otros textos (2017), Historia y Etnografía: un análisis de la cultura de los huicholes (2018), La selva y el concepto. Estudios de Filosofía y Antropología (2019) y Nietzsche, Tres ensayos, (2020). Publicou diversos artigos em revistas mexicanas e internacionais sobre o pensamento de Cioran. Sua última publicação, Emil Cioran o Las raíces demoniacas de la vida, integra a coletânea internacional Emil Cioran. Zile de Studiu la Napoli/Giornate di Studio a Napoli 2019-2020, a ser publicada (no prelo). Suas teses de licenciatura, de mestrado e de doutorado em Filosofia se concentraram todas no filósofo romeno. É professor-pesquisador do programa de doutorado em Filosofia e História das Ideas da Universidad Autónoma de Zacatecas, no México. Leobardo Villegas organizou recentemente o Congreso Internacional Cioran en México. Entre Filosofía y Literatura, em novembro de 2019.


Aporte de citações temáticas acerca do complexo temático da tertúlia, em ordem cronológica (do primeiro ao último livro de Cioran, incluindo Entretiens e Cahiers).

Um comentário em “110 anos do nascimento (08/04/1911): tertúlia com Leobardo Villegas sobre gnosticismo, ceticismo, mística e ateísmo em Cioran”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s