“O excesso enquanto instância ontológica: um estudo sobre as formas de despesa em Georges Bataille” – Bárbara de Barros FONSECA

Monografia apresentada ao Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília como requisito parcial para obtenção de título de bacharel e licenciatura em filosofia, 2013. Orientador: Prof. Dr. Herivelto Pereira de Souza.

Resumo: Esta pesquisa de monografia pretende mostrar a importância ontológica do excesso ao longo da obra de Georges Bataille. Para isso, será seguido um percurso dentro de suas obras que visa mostrar essa prevalência nos mais diversos âmbitos, partindo de uma perspectiva econômica, passando por uma social e findando na manifestação do excesso no âmbito subjetivo. Assim, no âmbito econômico vislumbraremos o papel do excesso dentro da formulação do conceito de “noção de despesa”, além de demonstrarmos a influência que a “teoria da dádiva” de Mauss teve sobre ele. Já no domínio social, passaremos primeiramente pelos conceitos de interdito e transgressão, que mostrarão como a dinâmica entre ambos dá vazão às formas de despesa que gerenciam o excesso na vida social, passando depois para a diferenciação entre os conceitos de animalidade e humanidade, para culminarmos na conceituação do sagrado, entendendo como ele realiza a gestão simbólica do excesso. Finalmente, esmiuçaremos a predominância do excesso no âmbito subjetivo, ao ver as relações íntimas entre o sacrifício, o sexo, a vida e a morte, partindo para o paroxismo dessa relação na figura do homem de Sade, que culmina na dissolução do princípio de individuação onde, por conta do excesso que é latente em tudo, as estruturas subjetivas se dissolvem em prol de uma busca pela continuidade que excede a nossa ipse.

Palavras-chave: excesso, despesa, sagrado, sexo, dissolução.

[PDF]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s