Cioran e o “Nada sulamericano”, a fascinação do Tango e a Filosofia como desfascinação: Live Tertúlia com Gustavo ROMERO (Argentina)

Cioran manteve estreitas ligações intelectuais e afetivas com a Argentina, entre outros países nas periferias da Europa, de onde ele nunca saiu (diferentemente de Camus e outros). Fez amizade com Ernesto Sabato, que o visitava em Paris, e que dedicaria um capítulo em sua autobiografia, Antes do Fim, à memória do amigo romeno. No seu célebre ensaio sobre Borges, contido em Exercícios de admiração (1986), Cioran se refere ao escritor argentino como “o último dos delicados”, e ao nosso continente, ironicamente, como um riquíssimo “Nada [Néant] sulamericano”. Sobre estes e outros temas será a próxima live tertúlia, com o filósofo e professor argentino Gustavo Romero.

Data: 28/05/2021
Horário: 19:00 (BRA/ARG)
Endereço: Canal YT do Portal E.M. Cioran Brasil

Gustavo Romero é doutor em Filosofia pela Universidad de Buenos Aires (UBA). É professor de Metafísica, Problemas especiais de Metafísica e Filosofia da Animalidade na Faculdade de Filosofia e Letras da UBA, e professor de Filosofia no Ciclo Básico Comum da mesma universidade Em sua tese de doutorado, Gustavo Romero investigou o problema metafísico-político da vida nas filosofias de Michel Foucault e Gilles Deleuze. Foi bolsista doutoral e pós-doutoral do CONICET. É autor de numerosos artigos em publicações argentinas e internacionais voltadas à área de concentração de suas investigações (filosofia francesa contemporânea), especialmente as obras de Michel Foucault e Emil Cioran. É membro da Rede Iberoamericana Foucault, do grupo de investigação Progetto Cioran e do Comitê de Redação da Revista Instantes y azares, escrituras nietzscheanas. Tem um livro sobre Cioran, pela editora Prometeo, no prelo, a ser publicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s