Colóquio Internacional Liliana Herrera – em torno de Cioran

“O verdadeiro contato entre os seres se estabelece na presença muda, na aparente não-comunicação, no intercâmbio misterioso e sem palavras que se assemelha à oração interior.” ~ E. M. Cioran

Temos a honra de anunciar o Colóquio Liliana Herrera – em torno de Cioran, a ser realizado nas duas primeiras semanas de outubro de 2021. Será um evento online dedicado a Cioran e em homenagem a María Liliana Herrera Alzate (1960-2019).

Durante vários dias, intelectuais de diferentes países, como Argentina, Brasil, Colômbia, México e Itália, estarão reunidos em torno do interesse comum por Cioran, autores e temas relacionados. As conferências serão transmitidas ao vivo no canal YouTube do Portal E.M. Cioran Brasil, seguidas de debates e interação com o público.

Mantendo vivo o espírito cioraniano de Liliana Herrera

O Colóquio Internacional Liliana Herrera – em torno de Cioran leva o nome da filósofa, poeta, ensaísta e educadora colombiana, criadora do Encuentro Internacional Emil Cioran (2008-2017), um dos mais importantes congressos acadêmicos internacionais dedicados ao filósofo romeno.

Sua família, amigos, colegas, a intelectualidade colombiana e a comunidade cioraniana internacional, todos lamentamos profundamente sua morte, a perda de uma grande mulher, uma grande esposa, uma grande professora, uma grande amiga, uma grande intelectual.

No ano passado, entre setembro e outubro, várias homenagens foram feitas a Liliana Herrera. Para mantê-la simbolicamente presente em nossas memórias, e resgatar um pouco da atmosfera cioraniana de seus inesquecíveis Encuentros, organizamos este evento online, pela primeira vez no YouTube, para celebrar o espírito humanista e agregador da professora Liliana.

Um evento independente e colaborativo

O Colóquio Internacional Liliana Herrera – em torno de Cioran é um evento independente e colaborativo, não presencial, mas localizado na ágora virtual da Internet. Sendo realizado pela primeira vez neste formato (totalmente online, conciliando diferentes fusos horários), é de natureza experimental. Certificados não serão emitidos.

O que importa (o Essencial, diria Cioran) é o encontro, a oportunidade de reunir e aproximar pessoas, estudiosas ou simplesmente leitoras de Cioran, de diferentes lugares, especializações e formações acadêmicas, em virtude do interesse comum de compartilhar ideias e discutir um conjunto de questões (direta ou indiretamente) relacionadas ao filósofo romeno.

Portas abertas para novas leituras e interpretações

Além das palestras principais, abriremos as portas para novos ensaios e perspectivas para aqueles que estão iniciando suas pesquisas Cioran para apresentar suas idéias, argumentos e interpretações. Não é necessário ser acadêmico, professor ou aluno de pós-graduação, desde que a proposta de apresentação seja pertinente ao âmbito temático do evento. Não há tema predefinido. As apresentações podem abordar autores e tópicos relacionados direta ou indiretamente a Cioran, não exclusivamente sobre ele. Envie sua proposta de apresentação, com título e resumo (e um curto CV), para: portalemcioranbr@emcioranbr

Cordialmente,

Rodrigo Menezes e Alfredo Abad

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s