“Paul Valéry – estudos filosóficos” – Brutus Abel Fratuce Pimentel

Tese apresentada ao programa de Pós-Graduação em Filosofia do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Doutor em Filosofia, sob a orientação da Profa. Dra. Olgária Matos (2008).

RESUMO

Brutus Abel, Paul Valéry – Estudos filosóficos, Tese (Doutorado), Departamento de Filosofia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

No intuito de realizar um «eu puro» («moi pure»), o poeta Paul Valéry (1871-1945) dedica-se ao culto do «Ídolo do intelecto» Idole de l’intellect »), a um método cético de auto-consciência, expresso numa escrituração extremamente fragmentada sobre os processos mentais e o fazer artístico (na sua obra pública e, principalmente, nos seus Cahiers). Uma das principais conseqüências desse método é uma digressiva e ambígua critica à filosofia, a qual esta Tese postula e desenvolve mediante os seguintes estudos: sobre a elaboração de um modo de vida relativamente autônomo, simultaneamente prático e contemplativo (principalmente nos seus ensaios sobre Léonard de Vinci e Edmond Teste); sobre a diferença entre filosofia e ciência, na perspectiva de que todo saber é poder; sobre a compreensão dos problemas metafísicos como contra-sensos, como resultados do «automatismo verbal» (« automatisme verbal »), da falta de consciência do funcionamento da linguagem; sobre a poética da poesia pura como abolição do récit e conciliação entre poesia e pensamento abstrato; sobre a inversão do platonismo, em obras híbridas de ficção (principalmente nos seus diálogos socráticos, como L’âme et la danse e Eupalinos – Ou l’architecte). Em todos esses estudos, a filosofia é compreendida não como uma ciência, mas, tal como a poesia, como um gênero artístico, uma forma pessoal de organizar esteticamente o caos do mundo.

Palavras-chave: Paul Valéry; auto-consciência; linguagem, filosofia e estética.

[PDF]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s