“Emil Cioran: música e mística” – Thiago Perdigão

Considerado pelo poeta Saint-John Perse como o prosador mais importante da língua francesa desde Paul Valéry, o filósofo romeno Emil Cioran (1911-1995) foi autor de dez obras em francês e cinco em língua romena, nas quais reflexões filosóficas são apresentadas por meio do paradoxo, da autoironia e do pensamento fragmentário e assistemático, influenciado que foi por ensaístas e aforistas como Montaigne e La Rochefoucauld. Mesclando um irreverente ceticismo com um profundo pessimismo, não desprezou, por outro lado, o estudo das várias religiões e da mística, cujos poderes sobre a imaginação humana muito o impressionaram. A arte e, sobretudo, a música, igualmente foram assuntos recorrentes em suas reflexões, a ponto mesmo de fazer da última um objeto central da investigação filosófica, filiando-se, assim, à tradição inaugurada por Schopenhauer e prosseguida por Wagner e Nietzsche.

De fato, ao invés de seu caráter cético haver turvado completamente sua relação com a literatura mística, foi precisamente a oposição entre misticismo e ceticismo aquilo que conduziu o filósofo a perceber na música a fonte para a dissolução desta oposição, na medida em que a música seria capaz de superar o racionalismo e as criações conceituais, fazendo o ser humano alcançar experiências que a mera razão não permitiria, e que a pura mística, por outro lado, também não poderia abarcar por completo, porque ela levaria em conta a possibilidade de um mundo imaterial, enquanto, para Cioran, a música continuaria sendo algo material (ondas sonoras), e que justamente por ser material e, ao mesmo tempo, por proporcionar a impressão de imaterial, suprimiria então tal dualidade. O fato da música ir além dos conceitos foi também aquilo que levou-o a escrever que “sem o Imperialismo do conceito, a música teria substituído a filosofia: teria sido o paraíso da evidência inexprimível, uma epidemia de êxtases” (Silogismos da amargura)… [+]

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