“Brahman: reconheça o Ser Supremo” – Siddharameshwar MAHARAJ

“De manhã, voltei para a cama e durante meia hora refleti sobre o Vedanta, com o sentimento de tê-lo compreendido ou antes sentido. Pareceu-me que entendi pela primeira vez o sentido do Atman e do Brahman, sua comunicação e também a possibilidade de sua identidade”

CIORAN, Cahiers: 1957-1972, p. 873.

Sri Siddharameshwar Maharaj (1888 – 1936) foi um dos maiores santos desconhecidos de sua época. Discípulo de Sri Bhausaheb Maharaj e difusor de sua tradição “Inchagiri Sampradaya”, Maharaj teve a intuição de que deveria ir além da meditação, chamado por ele como “o caminho da formiga” (por ser lento e tortuoso), e assim desenvolveu o “caminho do pássaro” um meio rápido e prático onde é possível chegar à verdade através do pensamento. Maharaj tornou-se conhecido por ser guru de Nisargadatta Maharaj, Ranjit Maharaj e outros grandes professores.

Atma Vidya (“Autoconhecimento”) é o tema central dos seus ensinamentos. Segundo ele: “O autoconhecimento é o Conhecimento a respeito do seu Ser. Uma vez que reconhecemos quem realmente somos, podemos ver o que é permanente e o que é transitório. Então, se segue a renunciação do impermanente, e a aceitação do permanente. Por causa da natureza transitória das coisas, o medo da dissolução é inevitável”.

“Viva para atingir o estado de imortalidade. Um dia você certamente morrerá. O que restará então?
‘Quando o anzol com a isca é engolido, tem sabor doce, mas quando a morte chega, a garganta é rasgada’.
Você verá como é tudo fútil à medida que os dias passarem. Portanto, trate de fazer um bom uso deste nascimento humano. Não o desperdice.
A pele de um animal pode ser utilizada para fazer sapatos, mas a pele humana não tem nenhuma utilidade após a morte. No entanto, se um homem fizer esforços para compreender a Realidade, ele se tornará Deus. Este corpo não tem absolutamente nenhuma utilidade após a morte.
‘Eu vivi só para morrer’. Não leve uma vida assim; viva para ser imortal”.

Siddharameshwar Maharaj.

“De que adianta as conquistas daqueles que estão enterrados na ignorância?
Esqueça, o que importa é que o ‘eu’ deve ser destruído”.

Siddharameshwar Maharaj

“Quando a ignorância é eliminada, fica-se convencido de que o mundo é apenas uma aparência temporária. Então você é capaz de olhar para tudo como se fosse um cinema, uma piada, uma fonte de entretenimento”.

Siddharameshwar Maharaj

Um comentário em ““Brahman: reconheça o Ser Supremo” – Siddharameshwar MAHARAJ”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s