Triplicam os casos de intolerância religiosa em SP | UOL (19/04/2022)

As denúncias de intolerância religiosa triplicaram em 5 anos no estado de São Paulo. Se em 2016 as delegacias de polícia registraram 5.214 boletins de ocorrência relatando intolerância religiosa, em 2021 foram 15.296 denúncias, revelam dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) obtidos pelo UOL por meio da Lei de Acesso à Informação.

Cerca de 62% das vítimas de intolerância religiosa no Brasil declararam ao Disque 100 — canal federal de denúncias — professar uma fé de matriz africana, como umbanda e candomblé. Evangélicos somaram 9,8% dos casos; católicos, 4,8%. O Código Penal prevê pena de multa ou detenção de um mês a um ano para este tipo de crime. Se houver violência, a pena é aumentada em um terço… [+]


O Brasil é, em tese, ou deveria ser, um país laico. A equipe do Mostraê foi às ruas para ouvir as pessoas sobre religião, identidade e intolerância religiosa. Como lidar com as diferenças? Conversamos com a estudiosa Patrícia Navarro, que abordou o assunto sob a ótica da Antropologia. De fato é um tema delicado que precisa ser discutido exaustivamente. Se você acredita em algo ou não acredita em nada, esse vídeo é pra você. Confira!

FICHA TÉCNICA
Produção e apresentação: Maurício Borges
Imagens: Jorge Menezes e Eduardo Vasconcelos
Edição e videografismo: André Santana

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s