Organizadores: por Willian André, Lara Luiza Oliveira Amaral e Gabriel Pinezi (Campo Mourão, FECILCAM, 2020). [PDF]
Caro leitor,
O presente e-book dá continuidade a uma série de iniciativas que temos fomentado com o intuito de consolidar os estudos brasileiros sobre o suicídio na literatura. Tanto no Brasil quanto em outros países, sempre foram realizadas pesquisas esporádicas acerca da questão do autoaniquilamento na matéria literária, mas ainda é possível afirmar que a área de Letras carece de empreendimentos mais vigorosos nesse sentido. A instituição de uma “cultura” da pesquisa sobre a morte voluntária na literatura, na qual temos trabalhado desde 2016, só será possível a partir do esforço coletivo. Pensando nisso, reunimos aqui um grupo de pesquisadores que, adotando perspectivas diversas, possuem interesse pelo tema.
Como resultado, chegamos à composição de um mosaico que, prezando por uma iniciativa interdisciplinar e plurissignificativa, mas sempre tomando o objeto literário como ponto de partida, oferece olhares diversos acerca do autoaniquilamento em produções narrativas, poéticas e dramáticas. Parte do material que compõe o volume é oriundo de publicações já realizadas pelos pesquisadores em outros veículos, e outra parte consiste em textos inéditos, nunca antes publicados. No caso daqueles trabalhos já divulgados previamente, os autores tomaram a liberdade de realizar pequenas alterações com vista a eventuais ajustes ao conjunto desta obra.
O livro se divide em duas partes principais. Na primeira delas, lançamos algumas questões introdutórias com o objetivo de estabelecer direcionamentos e linhas de análise. A segunda parte, mais abrangente, consiste em uma variada gama de desdobramentos possíveis, apresentando reflexões específicas sobre a morte voluntária na literatura.
Em nossa presente conjuntura sociocultural, que tanto clama sobre a necessidade de se debater o suicídio, mas, paradoxalmente, impõe limites vexatórios sobre as esferas do discurso que possuem “validade” para abordá-lo, julgamos premente o engajamento de pesquisadores da literatura nesses debates, de modo a diminuir os preconceitos e equívocos que eles muitas vezes suscitam. Em última instância, esse é o principal objetivo deste livro.
Expressamos sinceros votos de que a leitura possa ser produtiva e prazerosa, e que dê ensejo ao desenvolvimento de outras pesquisas relacionadas à perspectiva literária sobre o ato extremo daqueles que abrem mão da própria vida.
Willian, Lara, Gabriel
ÍNDICE:
Apresentação:
- Não há mais que o nada (Alamir Aquino Corrêa)
PARTE 1: ALGUMAS QUESTÕES INTRODUTÓRIAS
- O suicídio na literatura (Willian André; Gustavo Ramos de Souza)
- Alguns operadores de leitura (Willian André)
- Sobre o conceito de suicídio (Willian André)
- A toxidez da escrita e o suicídio do escritor: uma abordagem psicanalítica (Ana Cecília Carvalho)
- Em busca da negatividade perdida: considerações sobre o papel dos “especialistas do suicídio” e a tarefa da crítica literária (Rodolfo Rorato Londero)
PARTE 2: DESDOBRAMENTOS
- O amor e o suicídio na literatura grega arcaica: épica, mélica e tragédia (Gabriel Pinezi)
- O suicídio por amor nas literaturas cortesa e romântica (séc. XII-XIX): do perigo da paixão ao sentido da existência (Gabriel Pinezi)
- A desgraça é variada: o suicídio nas narrativas fantásticas (Lara Luiza Oliveira Amaral)
- O suicídio de Van Gogh ou: Da incompatibilidade entre psiquiatria e arte a partir de Artaud (Renan Pavini)
- A arte de morrer: a poética do suicídio em Sylvia Plath (Lara Luiza Oliveira Amaral)
- As vítimas da espera: Os suicidas, de Antonio Di Benedetto (Gustavo Ramos de Souza)
- Autoficção e suicídio: a ira e os bramidos de Sergio Blanco (Ricardo Augusto de Lima)
- A impressão luminosa da melancolia: a arte expandida na obra de André Penteado (Adriana Soares de Almeida)
- Niebla e Jerusalém: da sensação de vazio à ideação suicida (Luzia Aparecida Berloffa Tofalini)
Sobre os autores