“Entrismo na Esquerda – Quarta Teoria Política, Duginismo e o PDT” – Michel GHERMAN & Letícia OLIVEIRA

Há algo de podre no reino das esquerdas nacionalistas. Enquanto pipocam análises no mínimo duvidosas sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, uma ala da esquerda se aproxima perigosamente de figuras com Aleksandr Dugin, guru de Putin.

Como podemos pensar esses riscos e, principalmente, combater o entrismo na esquerda? Michel conversa com a jornalista Letícia Oliveira, que monitora há anos esses grupos de extrema-direita e esteve à frente da denúncia pública da Nova Resistência, grupo de tendências fascistas que estabeleceu relações íntimas com o PDT.


Michel Gherman possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Sociologia e Antropologia – Hebrew University of Jerusalem (2007) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é docente adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos-NIEJ do Instituto de História da- UFRJ, Coordenador do Laboratório de Religião, Espiritualidade e Política (LAREP) do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é pesquisador associado do Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo, é pesquisador associado do Centro Vital Sasson de Estudos de Antissemitismo da Universidade Hebraica de Jerusalém. Além disso, Michel Gherman é diretor acadêmico do Instituto Brasil Israel. Tem experiência na área de história, sociologia e antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Genocídios, estudos da religião, antissemitismo , nacionalismo, política, holocausto, Oriente Médio, conflito palestino israelense, judaísmo, sionismo e memória.

Publicidade

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s