“Fragmentos de um diário encontrado” – Mihail SEBASTIAN

Trad. de Fernando Klabin. São Paulo: Ayllon, 2020.

Mihail Sebastian (1907-1945) foi dramaturgo, jornalista, ensaísta e romancista romeno. É afinado com o caráter rebelde das vanguardas artísticas europeias das décadas de 1920 e 1930, assim como os compatriotas Emil Cioran, Eugène Ionesco e Mircea Eliade. Por ser judeu, Sebastian não teve o reconhecimento de seus contemporâneos, e passou a ser excluído e execrado desse círculo. A publicação da obra de Sebastian traz de volta à atenção do público um autor importante no cenário literário romeno, injustamente excluído da posteridade tanto quanto o protagonista dessa narrativa.

Fragmentos de um diário encontrado (1932) é uma narrativa trazida a público através de um tradutor anônimo que encontra na ponte Mirabeau, em Paris, “um caderno de capa preta, lustrosa, de lona”, com “leitura curiosa, passagens obscuras, anotações que pareceram estranhas ou absolutamente impróprias”: traduzido, ainda segundo a nota, de forma desastrada. As aventuras relatadas pelo personagem-autor, também anônimo, apresentam ao leitor uma figura que se entrega aos labirintos da cidade em busca de algo tão perdido quanto indefinível. E através das passagens de seu diário pessoal encarna o olhar do errante sobre a cidade e suas relações.

Fernando Klabin nasceu em São Paulo e formou-se em Ciência Política pela Universidade de Bucareste, onde foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural da Romênia no grau de Oficial em 2016. Além de traduzir do romeno, exerce atividades ocasionais como fotógrafo, escritor, ator e artista plástico.

Luis S. Krausz é professor de Literatura Hebraica e Judaica da USP, ensaísta e tradutor. Publicou livros como Entre exílio e redenção: aspectos da literatura de imigração judaico-oriental (2019) e Santuários heterodoxos: heresia e subjetividade na literatura judaica da Europa Central (2017).

Gabriel Neistein Lowczyk cursa a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e desenvolve trabalhos e experimentações nos campos das artes visuais e na música.

Publicidade

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s