“Carta pela democracia bate 1 milhão de assinaturas em dia de mobilizações” – Ivan LONGO

Revista Fórum, 11 de agosto de 2022

Documento elaborado pela Faculdade de Direito da USP faz frente às ameaças de Jair Bolsonaro (PL) ao Estado Democrático e à realização das eleições deste ano

“Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), ultrapassou 1 milhão de assinaturas na noite desta quinta-feira (1). 

O documento foi lido na mesma Faculdade de Direito na parte da manhã em cerimônia que reuniu uma multidão de juristas, estudantes, sindicalistas, empresários e políticos. Trata-se da mais ampla mobilização contra Jair Bolsonaro (PL) desde o início de seu governo, em 2019.

Apesar de não citar nominalmente o presidente, a carta pela democracia foi elaborada para fazer frente às ameaças do atual mandatário ao sistema eleitoral brasileiro, colocando em risco a realização das eleições e, por consequência, a soberania da escolha popular. Além da instituição em São Paulo, outras 35 universidades, em todo o país, realizaram atos para a leitura da carta.

“Ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições (…) Nossa consciência cívica é muito maior do que imaginam os adversários da democracia. Sabemos deixar ao lado divergências menores em prol de algo muito maior, a defesa da ordem democrática”, diz um trecho do manifesto…[+]


Assine a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros
em defesa do Estado Democrático de Direito!

Assistimos recentemente a desvarios autoritários que puseram em risco a secular democracia norte-americana. Lá as tentativas de desestabilizar a democracia e a confiança do povo na lisura das eleições não tiveram êxito. Aqui, também não terão. Nossa consciência cívica é muito maior do que imaginam os adversários da democracia. Sabemos deixar de lado divergências menores em prol de algo muito maior, a defesa da ordem democrática. Assine a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito.


CONTEÚDO RELACIONADO: