PLURA – Revista de Estudos de Religião, vol.2, nº 1, 2011, p.204-208
ALMEIDA, Ronaldo. A Igreja Universal e seus demônios: um estudo etnográfico. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2009,152p., ISBN 978-85-78160-34-0.
Ronaldo de Almeida é antropólogo, professor doutor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e se destaca por seus estudos sobre religiões contemporâneas. O livro, lançado em 2009, originou-se a partir de sua dissertação de mestrado, realizada sob a orientação da professora Alba Zaluar, na mesma instituição em que hoje leciona, e se trata de uma etnografia sobre uma das igrejas em maior ascensão no campo religioso brasileiro nas últimas décadas: a Igreja Universal do Reino de Deus (doravante, somente IURD).
Para demonstrar o funcionamento desta denominação, além de uma rigorosa observação participante dos cultos da instituição o autor lança mão da análise de imagens georeferenciadas para pensar as estratégias de disposição espacial de seus templos nos centros urbanos. Almeida ainda volta a sua atenção para dados referentes aos usos dos meios de comunicação pela IURD (utilizados com fins proselitistas) e a inserção de seus líderes na política nacional.
Percebe-se como pano de fundo metodológico do trabalho um estruturalismo velado, sem grandes anunciações, mas rigorosamente aplicado ao material de análise, o que permite pensar a presença da IURD em diferentes escalas de atuação: sua dinâmica ritual e inversões simbólicas, a forma como institui e estabelece sua “guerra santa” contra outras religiões, a maneira como suas estratégias de expansão e conversão funcionam e como e porque ela se insere de forma cada vez mais presente no cenário político nacional. Deslizando entre estes diferentes níveis do “fenômeno” IURD, Almeida consegue extrapolar os limites da análise do simbolismo estritamente religioso e mostrar quão complexa é a atuação desta Igreja no contexto brasileiro mais geral… [+]
CONTEÚDO RELACIONADO: