“Relativismo e Assolutismo” – Gianni VATTIMO & Nuccio ORDINE

“Uccidere un uomo non significa mai difendere una dottrina, ma semplicemente uccidere un uomo.”

Sébastien Castellion

“La visione dogmatica è terapeutica perchè ci libra dal difficultà della scelta.”

Nuccio Ordine

Dialogo tra il filosofo Gianni Vattimo e il professore di Letteratura italiana Nuccio Ordine a Reggio Emilia, il 21 aprile 2012.

Nuccio Ordine (Diamante, Calábria, 18 de julho de 1958) é professor, filósofo e “um dos mais exímios conhecedores do millieu social, artístico, literário e espiritual da Renascença e do início da Idade Moderna” {Pierre Hadot, Prefácio a “O umbral da sombra. Literatura, filosofia e pintura em Giordano Bruno”, p. xv.}, bem como do pensamento de Giordano Bruno. Ilya Prigogine, Prêmio Nobel de Química, afirmou que o trabalho de Ordine nos leva a pensar sobre “temas que merecem hoje a atenção das ciências da natureza e das ciências humanas”​.{Ilya Prigogine, Prefácio a “A cabala do asno”, p. 14.} É considerado uma dos intelectuais mais significativos do panorama cultural internacional, junto com pensadores como Jürgen Habermas, George Steiner, Gianni Vattimo, Alan Badiou, Peter Sloterdijk, Slavoj Žižek e Martha Naussbaum.

Discípulo de Luigi Pareyson, Gianni Vattimo (Turim, 4 de janeiro de 1936) graduou-se em Filosofia, na cidade de Turim, em 1959. Especializou-se em Heidelberg, Alemanha, com Karl Löwith e Hans-Georg Gadamer, cujo pensamento introduziu na Itália. Em 1964, tornou-se professor de Estética na Universidade de Turim e, a partir de 1982, de Filosofia Teorética. Ensinou, na condição de professor visitante, em vários universidades dos Estados Unidos. Nos anos 1950, trabalhou em programas culturais da RAI. É diretor da Rivista di estetica, membro de comissões científicas de vários periódicos italianos e estrangeiros e sócio-correspondente da Academia de Ciência de Turim. Escreve para o semanário L’Espresso, para o diário La Repubblica e sobretudo para La Stampa, onde produz editoriais com reflexões críticas sobre política e cultura. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa das Universidades de La Plata, Palermo e Madrid.


CONTEÚDO RELACIONADO:

Publicidade