Padmasambhava ou Guru Rinpoche foi o fundador do budismo tibetano (Vajrayana). Aos 8 anos de idade Padmasambhava foi encontrado em Oddiyana, pelo Rei Indrabhuti, que o questionou sobre seus pais, sua linhagem, seu nome e país, seu sustento e o que ele estava fazendo lá. O menino cantou sua resposta:
“Meu pai é sabedoria e minha mãe é vacuidade. Meu país é o país do Dharma. Não sou de casta nem de credo. Sou sustentado pela perplexidade; e estou aqui para destruir a luxúria, a raiva e a preguiça”.
Indrabhuti o levou de volta ao reino e o instalou como príncipe herdeiro, nomeado Padmasambhava, “O Nascido do Lótus”. Padmasambhava casou-se com a dakini Prabhavati e governou o reino de acordo com o Dharma, inaugurando um tempo de felicidade e paz. Mais tarde Padmasambhava deixou seu reino e viajou por todo o Tibet, fazendo práticas, realizando milagres, dando ensinamentos e abençoando centenas de cavernas, montanhas, lagos, e templos como lugares sagrados.
“Você pode possuir o poder e o poder de um governante mundial, mas a menos que ganhe domínio sobre sua própria mente, quando a hora da morte chegar, você ainda não alcançou o poder da liberdade. Portanto, ganhe domínio sobre sua mente!”
“Você pode ter a bravura de um lutador forte, mas a menos que possua a força inteligente do conhecimento discriminador, você não mudará a maré na batalha com o samsara. Portanto, possua a força inteligente do conhecimento discriminativo!”
“Não importa o que ocorra em sua mente – o fluxo de pensamentos, memórias ou as cinco emoções venenosas – ao não colocar o foco sobre eles o movimento desaparece por si mesmo; assim, você não é maculada pelas falhas do pensamento. Estar livre de falhas internamente não significa se tornar uma pedra inerte”.
Padmasambhava
CONTEÚDO RELACIONADO: