2021
Este filósofo plantea un desafío a quien quiera leerle: El silencio. No un silencio método-lógico sino reflexivo. Es decir, el silencio de los miles de prejuicios, conceptos y palabras que anidan en el pensamiento sin ser nuestros.
Uma apresentação crítica e compreensiva da biografia romena do escritor conhecido por seus livros em língua francesa. “O Cioran de antes para melhor compreender o Cioran de depois”, nas palavras de Alain Paruit, um de seus tradutores para a língua francesa.
Em seu aspecto crítico, o objetivo é relativizar e desconstruir certa imagem monolítica e homogênea do autor romeno de expressão francesa, como se a “evolução” da sua obra não manifestasse significativas metamorfoses em matéria de estilo, e também de pensamento, a cada livro publicado. Propositivamente, trata-se de evidenciar a riqueza estilística e poética, a complexidade, o dinamismo, a polifonia, o caráter experimental, fragmentário, descontínuo e temerário dessa vertiginosa escrita da lucidez, a partir do Breviário de decomposição.
La “Nada sudamericana”, la fascinación del Tango y la Filosofía como desfascinación. Em diálogo com Gustavo Romero, professor de filosofia na Universidad de Buenos Aires.
Recebemos a professora Kerstin Borchhardt, da Universität Siegen, na Alemanha, para uma live tertúlia sobre a — complicada, inquietante — relação histórico-filosófica entre Cioran e Nietzsche, Pós-Modernidade Pós-Humanismo e Trans-Humanismo como um complexo temático possível de se pensar e trabalhar a partir de autores como Nietzsche e Cioran.
Você precisa fazer login para comentar.