Entrevistas & Tertúlias

2021

Cioran seria um autor nietzschiano? Anti-nietzschiano? Um Nietzsche romeno do século XX? Nenhuma das alternativas anteriores? A próxima live tertúlia terá como proposta responder a essas e outras interrogações que pairam em torno da relação histórico-filosófica entre Nietzsche e Cioran.

Uma apresentação crítica e compreensiva da biografia romena do escritor conhecido por seus livros em língua francesa. “O Cioran de antes para melhor compreender o Cioran de depois”, nas palavras de Alain Paruit, um de seus tradutores para a língua francesa.

Em seu aspecto crítico, o objetivo é relativizar e desconstruir certa imagem monolítica e homogênea do autor romeno de expressão francesa, como se a “evolução” da sua obra não manifestasse significativas metamorfoses em matéria de estilo, e também de pensamento, a cada livro publicado. Propositivamente, trata-se de evidenciar a riqueza estilística e poética, a complexidade, o dinamismo, a polifonia, o caráter experimental, fragmentário, descontínuo e temerário dessa vertiginosa escrita da lucidez, a partir do Breviário de decomposição.

La “Nada sudamericana”, la fascinación del Tango y la Filosofía como desfascinación. Em diálogo com Gustavo Romero, professor de filosofia na Universidad de Buenos Aires.

Recebemos a professora Kerstin Borchhardt, da Universität Siegen, na Alemanha, para uma live tertúlia sobre a — complicada, inquietante — relação histórico-filosófica entre Cioran e Nietzsche, Pós-Modernidade Pós-Humanismo e Trans-Humanismo como um complexo temático possível de se pensar e trabalhar a partir de autores como Nietzsche e Cioran.

Gnosticismo, Ateísmo, Místicay y Escepticismo: Tertúlia com Leobardo Villegas 🇲🇽 (08/04/2021)
Herejía existencial y otros temas: Tertúlia com José Luis Álvarez Lopeztello 🇲🇽 (23/04/2021)

2020

Cantando Historias: tributo a LILIANA HERRERA (1960-2019) 🇨🇴

La Buhardilla: homenaje a LILIANA HERRERA (1960-2019) 🇨🇴

Cioran en Colombia, Nietzsche, Gómez Dávila y otros temas más: Entrevista a Alfredo Abad 🇨🇴 (12/06/2020)
Lucian Boia y la Historia: Entrevista al prof. Miguel Ángel Gómez Mendoza (UTP) 🇨🇴