Entrevistas & Tertúlias

2021

“Foi o acaso de uma tempestade que, num dia de outono, me fez entrar no Museu por alguns instantes. Eu devo ter ficado lá uma hora, duas no máximo, talvez três. Meses me separam daquela visita acidental e, entretanto, não posso esquecer aquelas órbitas que nos olham, mais insistentes que olhos, aquela feira de crânios, aquela gargalhada em todos os níveis da zoologia.” CIORAN, « Paléontologie », Le mauvais démiurge. Paris: Gallimard, 1995, p. 1192.

Cioran seria um autor nietzschiano? Anti-nietzschiano? Um Nietzsche romeno do século XX? Nenhuma das alternativas anteriores? A próxima live tertúlia terá como proposta responder a essas e outras interrogações que pairam em torno da relação histórico-filosófica entre Nietzsche e Cioran.

Este filósofo plantea un desafío a quien quiera leerle: El silencio. No un silencio método-lógico sino reflexivo. Es decir, el silencio de los miles de prejuicios, conceptos y palabras que anidan en el pensamiento sin ser nuestros.

Uma apresentação crítica e compreensiva da biografia romena do escritor conhecido por seus livros em língua francesa. “O Cioran de antes para melhor compreender o Cioran de depois”, nas palavras de Alain Paruit, um de seus tradutores para a língua francesa.

Em seu aspecto crítico, o objetivo é relativizar e desconstruir certa imagem monolítica e homogênea do autor romeno de expressão francesa, como se a “evolução” da sua obra não manifestasse significativas metamorfoses em matéria de estilo, e também de pensamento, a cada livro publicado. Propositivamente, trata-se de evidenciar a riqueza estilística e poética, a complexidade, o dinamismo, a polifonia, o caráter experimental, fragmentário, descontínuo e temerário dessa vertiginosa escrita da lucidez, a partir do Breviário de decomposição.

La “Nada sudamericana”, la fascinación del Tango y la Filosofía como desfascinación. Em diálogo com Gustavo Romero, professor de filosofia na Universidad de Buenos Aires.

Recebemos a professora Kerstin Borchhardt, da Universität Siegen, na Alemanha, para uma live tertúlia sobre a — complicada, inquietante — relação histórico-filosófica entre Cioran e Nietzsche, Pós-Modernidade Pós-Humanismo e Trans-Humanismo como um complexo temático possível de se pensar e trabalhar a partir de autores como Nietzsche e Cioran.

Gnosticismo, Ateísmo, Místicay y Escepticismo: Tertúlia com Leobardo Villegas 🇲🇽 (08/04/2021)
Herejía existencial y otros temas: Tertúlia com José Luis Álvarez Lopeztello 🇲🇽 (23/04/2021)

2020

Cantando Historias: tributo a LILIANA HERRERA (1960-2019) 🇨🇴

La Buhardilla: homenaje a LILIANA HERRERA (1960-2019) 🇨🇴

Cioran en Colombia, Nietzsche, Gómez Dávila y otros temas más: Entrevista a Alfredo Abad 🇨🇴 (12/06/2020)
Lucian Boia y la Historia: Entrevista al prof. Miguel Ángel Gómez Mendoza (UTP) 🇨🇴