“Literatura brasileira: missão ou entretenimento?” – João Cezar de Castro Rocha | Café Filosófico CPFL ▶️

A literatura é uma maneira de entender o Brasil. Escritores como Euclides da Cunha, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Clarice Lispector foram intérpretes privilegiados da nossa realidade. História, sociologia, economia… Tudo isso pode ser encontrado em um passeio na companhia de grandes escritores.

Neste Café Filosófico, o professor de literatura João Cezar Castro Rocha fala sobre os 80 anos de literatura brasileira. A partir de leituras de trechos das grandes obras, ele mostra como suas páginas servem como um espelho que reflete o país.

Nascido em 1965, no Rio de Janeiro, João Cezar de Castro Rocha é um escritor, historiador e professor de literatura comparada. Foi aluno de René Girard e orientado por Hans Ulrich Gumbrecht em Stanford. Tido como um dos intelectuais brasileiros mais importantes da atualidade, seus estudos concentram-se na contribuição da teoria mimética de Girard para a América Latina, bem como na atualidade do movimento antropofágico e dos escritos de Machado de Assis no Brasil contemporâneo.


CONTEÚDO RELACIONADO: