Estética do Interdisciplinar: Átopos Editorial lança nova edição (revista e ampliada) da fortuna crítica sobre a obra de Marco Lucchesi

Fui desde sempre um leitor radical de cartas, diários, literatura de viagem e de outras formas da assim chamada literatura menor. Como precisasse descobrir a todo o custo o que sentiram, viveram e sofreram meus autores prediletos. Como precisasse compreender, através de suas vidas, a precariedade da existência. Como precisasse olhar para um mundo esquálido e me espantasse ao encontrar vida entre as ruínas.

Marco Lucchesi, Saudades do Paraíso (1997)

O catálogo da Átopos Editorial ganhou mais um título: trata-se da fortuna crítica (em nova edição revista e ampliada) sobre a obra de Marco Lucchesi, organizada por quem mais a conhece, Ana Maria Haddad Baptista.

O volume é composto de uma antologia de artigos e ensaios sobre a obra do poeta, escritor, tradutor e educador brasileiro, escritos por um grupo seleto de autores-leitores, seguida de um vasto índice bibliográfico com publicações de/sobre Lucchesi.

CONTEÚDO:

Prólogo
Ana Maria Haddad Baptista

I. Campinas, 09 de setembro de 2019:  Caro Marco Lucchesi
Carminda Mendes André

II. Um enxame de palavras no coração: Marco Lucchesi e a aventura da escrita
Clóvis Da Rolt

III. Intimidade Culliman
Luciano Fiscina

IV. Molto più acute: memória, memórias em ação e reflexão em Marco Lucchesi/ A interminável partilha: Notas sobre o pensamento e as experiências de tradução em Marco Lucchesi
Karine Simoni

V. Uma Poética da Biblioteca em Marco Lucchesi
José Eduardo L. F. Ferreira

VI. Os Males de Amor, de Marco Lucchesi
Joel Rosa de Almeida

VII. Sobre hinos que celebram a fecundidade do encontro da matemática com a língua
Júlio César Augusto do Valle

VIII. Estética do Fractal
Ricardo de Souza

IX. O visto, o vivido e o sentido: memória em Marco Lucchesi
Karla Roberta Brandão de Oliveira

X. Mal de amor: a transfiguração do devaneio amoroso pela alquimia das palavras
Shirley Aparecida Alves Tarzia

XI. Marco Lucchesi e a experiência do terceiro labirinto
Débora Ramos

XII. Fortuna Crítica de Marco Lucchesi [síntese]

XIII. Prêmios & Distinções de Marco Lucchesi

BAPTISTA, Ana Maria Haddad (org.), Marco Lucchesi: estética do interdisciplinar. 2ª ed. revista e ampliada. Ilustrações de Rose Marie Haddad Baptista. São Paulo: Átopos Editorial, 2023 [e-book].

Leia o prólogo no site da Átopos

👉 À venda na Amazon 📱

Nascido em 1963, no Rio de Janeiro, Marco Lucchesi é um premiado poeta, romancista, ensaísta, memorialista, tradutor, editor e educador brasileiro. Desde 2011, é o sétimo ocupante da cadeira nº 15 da Academia Brasileira de Letras. Leciona na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Presidiu a Academia Brasileira de Letras de 2018 a 2021, tendo sido eleito em 7 de setembro de 2017 como o mais jovem presidente da ABL dos últimos setenta anos.

Precoce, suas primeiras publicações foram feitas na adolescência. Teve, ainda muito jovem, diálogos, que foram decisivos para sua trajetória, com Antonio Carlos Villaça, Nise da Silveira, Carlos Drummond de Andrade. De sua ampla e variegada produção, destacam-se SpheraMeridiano Celeste e Bestiário e Clio (poesia); O Dom do CrimeO Bibliotecário do Imperador e Adeus, Pirandello (romances); Saudades do Paraíso e Os Olhos do Deserto (memória); A Memória de Ulisses e O Carteiro Imaterial (ensaios).

Seus livros foram traduzidos para o árabe, romeno, italiano, inglês, francês, alemão, espanhol, persa, russo, turco, polonês, hindi, sueco, húngaro, urdu, bangla e latim. Lucchesi traduziu diversos autores, dentre os quais dois romances de Umberto Eco, a Ciência Nova, de Vico, os poemas do romance Doutor Jivago, obras de Guillevic, Primo Levi, Rumi, Hölderlin, Khliebnikov, Trakl, Juan de la Cruz, Francisco Quevedo e Angelus Silesius.

Seu conjunto de obras tem sido objeto específico de pesquisas, temas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, seminários e cursos de extensão em diversas universidades, redes municipais, estaduais e federais, (formação continuada de professores), assim como disciplina em programas de pós-graduação stricto sensu.

Fonte: Academia Brasileira de Letras


SOBRE A AUTORA/ORGANIZADORA DO LIVRO:

Ana Maria Haddad Baptista é graduada em Letras. Mestrado e doutorado em Semiótica pela PUC/SP. Pós-doutoramento em História da Ciência, Universidade de Lisboa e PUC/SP onde se aposentou. Professora e pesquisadora da Universidade Nove de Julho de São Paulo nos programas de pós-graduação stricto sensu nos programas de Educação. Possui diversas publicações de livros e ensaios no Brasil e no exterior. Colunista mensal das revistas Humanitas Nova Escrita, ambas pela Editora Escala. É resenhista da revista Le Monde Diplomatique.


MAIS DA ÁTOPOS EDITORIAL: