“Salina” – The Book of Knots ðŸŽ¼

A música perfeita para um naufrágio; o naufrágio como tema por excelência desta canção do (já extinto) grupo norte-americano de rock experimental The Book of Knots [O Livro de Nós]. Para acompanhá-la visualmente, uma colagem de naufrágios cinematográficos, com inspiração na teoria de Hans Blumenberg do Naufrágio com espectador como metáfora de um paradigma da existência.

The Book of Knots – “Salina” – Traineater (℗ Anti- 2007)

Na filosofia, ou seja, na reta filosofia, só é possível navegar perto da costa: a experiência deve ser sempre visível. Quem deixa seu navio seguir apenas um curso em direção ao ‘oceano ilimitado’, emite com a própria mão sua sentença de morte como filósofo.

Philipp Mainländer, Die Philosophie der Erlösung

Enfim o horizonte nos aparece novamente livre, embora não esteja limpo, enfim os nossos barcos podem novamente zarpar ao encontro de todo perigo, novamente é permitida toda a ousadia de quem busca o conhecimento, o mar, o nosso mar, está novamente aberto, e provavelmente nunca houve tanto “mar aberto.”

NIETZSCHE, A Gaia Ciência

« La mer est mon confesseur »—combien j’aime ce mot d’Élisabeth d’Autriche!

CIORAN, Cahiers

The Book of Knots é: Carla Kihlstedt, Zeena Parkins, Matthias Bossi, Joel Hamilton, Tony Maimone


As cenas foram extraídas dos filmes: Manchester by the Sea (dir. Kenneth Lonergan, 2017), The Wolf of Wall Street (dir. Martin Scorsese, 2014), The Perfect Storm (dir. Wolfgang Petersen, 2000), Titanic (dir. James Cameron, 1997).

Publicidade

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s