“Escute o Silêncio” – RUMI | CORVO SECO ▶️

Rūmī (Jalal al-Din Rumi), também conhecido como Mawlana (1207 – 1273), foi o maior místico sufi e poeta de língua persa a influenciar o pensamento e a literatura do mundo muçulmano. Rumi passou sua vida em Anatólia (atualmente Turquia), e era um adepto do sufismo, prática que consiste em cultivar uma relação direta e contínua com Deus, por intermédio de cânticos, músicas, orações e jejuns.

A importância de Rumi transcende os conceitos de nacionalidade e etnia. Sua presença é marcante na literatura persa, turca e na Ásia Central, mas seus poemas são amplamente conhecidos e traduzidos em vários idiomas, como nos Estados Unidos, onde ele é considerado “o poeta mais popular da América”.

Rumi sempre incentivou a tolerância, paz e compaixão. Em seu famoso poema épico, o Masnavi – uma das peças mais influentes da literatura islâmica – ele escreveu: “Venha! Venha ! Seja quem for, venha! Pagão, idólatra ou adorador do fogo, venha! Mesmo que você negue seus juramentos cem vezes, venha! Nossa porta é a porta da esperança, venha! Venha como você é!”.

“Na tua luz, aprendo a amar. Em sua beleza, como fazer poemas. Você dança dentro do meu peito onde ninguém te vê, mas às vezes eu sim, e essa visão se torna esta arte”.

“Quero cantar como os pássaros cantam, sem me preocupar com quem ouve ou o que pensam”.

“Adeus é só para quem ama com os olhos. Porque para aqueles que amam de coração e alma não existe separação”.

RUMI

Música: Scott Buckley – Midsommar


CONTEÚDO RELACIONADO: