Heresia existencial e outros temas, a propósito de Cioran: Tertúlia com José Luis Álvarez LOPEZTELLO

Tem mais festa para o pessimista neste mês de abril, em que se celebra o natalício de 110 anos de Emil Cioran. No dia do seu nascimento, 8 de abril, recebemos, no canal YT do Portal E.M. Cioran Brasil, o prof. Leobardo Villegas, da Universidad Autónoma de Zacatecas (Mex), para uma live tertúlia sobre um conjunto de temas controversos e caros a Cioran.

No próximo dia 23 de abril, sexta-feira, às 17:00 do Brasil e 15h do México, será a vez de receber a ilustre presença de outro importante nome no que concerne à recepção e à exegese de Cioran no México: José Luis Álvarez Lopeztello. A tertúlia deverá girar em torno de temas como a recepção de Cioran no México, na Academia e fora dela, as investigações desenvolvidas pelo convidado sobre Cioran, no mestrado e no doutorado, e — principalmente — um conjunto de temas filosóficos pertinentes ao autor romeno e que se desdobram a partir do título da tertúlia: “Heresia existencial” (inspirado no doutorado de Lopeztello).

José Luis Álvarez Lopeztello é doutor em Filosofia pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAMEX), e se debruçou sobre a obra de Cioran tanto no mestrado quanto no doutorado, este último com o título (de onde o título da tertúlia): Ensayo de herejía existencial. Durante o mestrado, fez uma estancia de investigación na Universidad de Granada (UGR), na Espanha. Tem publicado inúmeros artigos em importantes revistas acadêmicas no México e em outros países (Romênia, Itália, Rússia e Espanha), além de participar de congressos internacionais voltados aos estudos cioranianos, como o Congreso Internacional Emil Cioran: entre Filosofía y Literatura, realizado em 2019 no México. Uma das 3 entrevistas a mais (ausentes da versão original romena), incluídas na edição espanhola do livro de Ciprian Valcan, Un aventurero inmóvil (30 entrevistas), é com Lopeztello. Publicou, em 2018, Emil Michel Cioran: el drama de la caída en el tiempo (La nostalgia del paraíso perdido). É coautor de El hombre, ser de vivencias e ideales: trazos alrededor de la obra de Mijail Malishev (2018). Membro do Progetto di ricerca Cioran: l’Università di Napoli “L’Orientale” e del l’Universitate “Tibiscus” di Timişoara. Colaborador assíduo da revista romena Tibiscus-Anale. Facultatea de Drept si Administratie Publică. Seria Drept. É professor de Filosofia na UAMEX.

Email: lopeztello_86@hotmail.com

Aporte de citações relativas aos temas contemplados na live tertúlia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s